Saturday, May 17, 2014

Mate

Posted by Mayara Floss


"O símbolo da paz, da concórdia, do completo entendimento - o mate! Todos os presentes tomaram o mate. Não se creia, todavia, que cada um tivesse sua bomba e sua cuia própria; nada disso! Assim perderia o mate toda a sua mística significação. Acontece com a cuia de mate como à tabaqueira. Esta anda de nariz em nariz e aquela de boca em boca.

Primeiro sorveu um velho capitão. Depois um jovem, um pardo decente - o nome do mulato não se deve escrever; depois eu, depois o "spahi", depois um mestiço de índio e afinal um português, todos pela ordem. Não há nisso, nenhuma pretensão de precedência, nenhum senhor e criado; é uma espécie de serviço divino, uma piedosa obra cristã, um comunismo moral, uma fraternidade verdadeiramente nobre, espiritualizada! Todos os homens se tornam irmãos, todos tomam o mate em comum!" 
- Roberto Ave-Lallemant (Viagem pelo Sul do Brasil, 1.º, 191. Rio de Janeiro, 1953).

Foram essas as palavras do alemão Roberto Ave-Lallemant  sobre o “mate” ou “chimarrão”, quando ele visitou o Rio Grande do Sul em março de 1858.  Desde que eu desembarquei na Irlanda várias pessoas me perguntam o que é a bebida que eu tomo, alguns acham interessante e outras pessoas olham com cara acusadora: "você está usando drogas". Além disso existem várias outras curiosidades, por exemplo: Depois que você termina de tomar o chimarrão você come a erva? Então eu decidi fazer um post falando sobre o "Chimarrão" ou "Mate".

O “chimarrão” ou “mate” é uma bebida tradicional do sul da América do Sul. É feito de uma planta chamada "Erva-mate" ou "Yerba mate" (em espanhol) e o nome científico é Ilex paraguariensis. O nome científico foi dado em 1820 quando o francês August de Saint-Hilaire identificou a primeira planta de erva mate no Paraguai. Mas ele mesmo reconheceu que dever ter chamado a planta de Ilex brasiliensis depois de descobrir que a o lugar onde mais tinha erva mate era no Brasil. Mas antes em 1721 o ouvidor Rafael Pires Padinho que estava em Curitiba percebeu que a planta tinha um grande potencial de exportação, e de fato a erva mate foi o primeiro produto de exportação do Paraná. Tem uma música que o refrão é "Ilex paraguariensis":



O termo “mate” vem da família de línguas indígenas da América do Sul o quíchua. E desde de 1000 A.C. que existem os primeiros vestígios da erva-mate moída com outros objetos em oferendas funerárias de sepulturas pré-hispânicas, principalmente no Peru. O mate é um legado da cultura indígena das tribos Guaranis, ameríndias (Incas e Quíchuas) e também por Caingangues. Uma interação legal com a língua inglesa é que “mate” em inglês significa “companheiro” o que tem uma relação com o significado do mate nas lendas indígenas, ele é descrito como o amigo da solidão em várias músicas do sul.



A planta da erva-mate pode atingir até 12 metros de altura, é uma árvore da família das aquifoliáceas, originária da região subtropical da América do Sul. A colheita era feita entre março e agosto. Os galhos eram cortados na diagonal, de baixo para cima,com facões, foices e tesouras. No passado a produção da erva-mate era finalizada nos Barbaquás estruturas de madeira onde ocorriam as etapas de secagem e de cancheamento (trituração dos ramos secos).

Erva-mate plant

 O chimarrão é consumido principalmente pela região sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Paraguai, Argentina e Uruguai. No sul do Brasil ele é conhecido como símbolo e parte fundamental da cultura gaúcha. Mas hoje a erva-mate brasileiras é exportada para vários países. Os principiais são Uruguai, Chile, Estados Unidos, Alemanha, Argentina, Emirados Árabes, França, Bolívia, Japão e Bélgica. Isso também acabou causando o aumento do preço da erva-mate no Brasil


Free translation:
-Área original ocupada por índios tupi-guarani : Original area from tupi-guarani tribes
- Área natural da ocorrência da erva-mate: Natural ocorrency of erva-mate
- Missões ou reduções jesuíticas: Misiones jesuíticas o reducciones
Font: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/especial-erva-mate/origens.phtml


As lendas sobre a criação da Erva-mate se perdem pela história, mas eu escolhi uma lenda que o autor Eduardo Galeano escreveu baseado nas lendas indígenas sobre a criação da erva-mate.

A  erva-mate

Eduardo Galeano

"A lua morria de vontade de pisar a terra
Queria provar as frutas e banhar-se em algum rio
Graças às nuvens, pôde descer
Do pôr-do-sol ao amanhecer...
 As nuvens cobriram o céu
para que ninguém percebesse que faltava a lua.

Foi maravilha a noite na terra
 A lua passeou pela selva do alto Paraná
Conheceu misteriosos aromas e sabores
e nadou longamente no rio...

Um velho lavrador salvou-a duas vezes
Quando o jaguar ia cravar seus dentes
no pescoço da lua,
O velho degolou a fera com seu facão
e quando a lua teve fome, levou-a para a sua casa:

Te oferecemos nossa pobreza
 disse a mulher do lavrador, e deu-lhe umas broas de milho.

Na noite seguinte, lá do céu,
a lua apareceu na casa de seus amigos
O velho lavrador tinha construído sua casa
 em uma clareira na selva, muito longe das aldeias.

Ali vivia, como em um exílio, com sua mulher e sua filha.
A lua descobriu que naquela casa
não havia nada para comer...
Para ela tinham sido as últimas broas de milho.
 Então iluminou o lugar com a melhor de suas luzes
e pediu às nuvens que deixassem cair,
ao redor da casa, uma garoa muito especial.

Ao amanhecer, nessa terra tinham brotado
umas árvores desconhecidas
 Entre o verde-escuro das folhas,
apareciam flores brancas...

Jamais morreu a filha do velho lavrador
Ela é dona da erva-mate
e anda pelo mundo oferecendo-a aos demais

A erva-mate desperta os adormecidos,
corrige os preguiçosos
e faz irmãs as gentes que não se conhecem..."

Para preparar um chimarrão você precisa basicamente da erva-mate, da bomba (o canudo de metal), da cuia (o recipiente onde vai a erva) e de água quente (sem ferver).  Quando o preparado com erva-mate é feito com água fria ele é chamado de tererê que também pode ser consumido com suco de limão.
How to make a mate

Vamos por partes para explicar a origem dos itens necessários para preparar o chimarrão. Primeiro a cuia, originada da planta do porongo  (família das cucurbitácea). O porongo é uma planta rasteira de fácil produção e para a produção da cuia ele é serrado, a metade presa a planta é utilizada na fabricação da cuia. Hoje, já existem cuias de porcelana, de metal, de vidro. Mas ainda a mais comum é a cuia de porongo.  Uma coisa interessante é que o porongo não está pronto para o consumo do chimarrão imediatamente, primeiramente é preciso “curtir” a cuia, ou seja prepara-la para fazer o chimarrão. Para isso se deixa a erva-mate e outros chás dentro da cuia por dois ou três dias, sempre trocando a água. 
Bottlegourd
bottlegourd
Para sorver o mate se utiliza a “bomba”, hoje a mais comum é a de metal. Mas no passado os indígenas consumiam o chimarrão com bombas de taquara, a tacuapi (tacuá: cana oca; api: alisada). Nos séculos 17 e 18, artesãos que trabalhavam com os jesuítas desenvolveram bombas de metal, a ideia era que o metal evitava que se transmitissem micróbios. 
 Bom, aí com todos os elementos para fazer o seu chimarrão. Você  começa aquecendo a água sem deixar ferver (em geral as pessoas falam que é quando a chaleira começa a fazer barulho, mas isso varia de chaleira para chaleira e é importantíssimo que a água não passe de 75ºC. Pois o consumo acima de 75ºC pode causar câncer de esôfago devido a temperatura da água). Você coloca a erva-mate até 2/3 da cuia (isso também varia para cada pessoa), você pode usar a sua mão ou um aparador para evitar que a erva-mate caia e “virar” o mate, depois retira-se a mão ou o aparador cuidadosamente formando o “topete” que é a camada de erva-mate. No buraco que fica do outro lado se acrescenta delicadamente a água, por último acrescenta a bomba e sorve o primeiro e amargo mate. Escrevendo assim parece muito complicado, mas de mão em mão como se passou a tradição fica mais fácil.  Achei um vídeo que ilustra bem:



Existem algumas “regras” para tomar o chimarrão (fonte):

  • Segundo tradição da época colonial, o primeiro mate é de quem o preparou, para mostrar que o chimarrão não foi envenenado. O segundo mate é da pessoa mais velha ou de alguém a quem se queira homenagear.
  • Use a mão direita para receber ou entregar o chimarrão, caso contrário desculpe-se.
  • Beba o mate até “roncar” (o barulho que a cuia faz quando fica sem água).
  • Não agradeça ao receber o chimarrão. Faça isso caso esteja satisfeito e não queira mais.
  • Se for necessário ajeitar a bomba ou a erva, quem deve fazer isso é a pessoa que preparou o chimarrão.
Eu tomei a liberdade de adicionar mais uma "regrinha" que é: chimarrão não é grama. Pode ser verde, pode ter cara de grama, mas não é grama, é erva-mate.

Uma coisa interessante é que o nome do blog em português é "De mala e cuia" e a ideia era fazer a referência a cuia do chimarrão, mas para fazer a tradução para o inglês acabei utilizando a expressão  "By the bag and  baggage"

As 10 perguntas  ou curiosidades mais frequentes:


1. Chimarrão é droga?
O chimarrão não é considerado uma droga. Ele tem cafeína, sais minerais e vitaminas B, E, C e D. Algumas pesquisas indicam inclusive que o chimarrão ajuda na redução do colesterol ruim.

2. Depois que você para de tomar o chimarrão você come a erva-mate?
Não, depois que o chimarrão termina a erva-mate é em geral colocada no lixo, mas também pode servir de adubo.

3. Você pode colocar açúcar no mate?
Apesar de não ser muito comum, é possível colocar açúcar no mate. Essa prática é comum quando as crianças estão aprendendo a tomar o chimarrão daí se faz o chamado “mate-doce”.

4. Você pode tomar chimarrão com água fria?
Sim, você pode tomar chimarrão com água fria, mas daí o nome fica “tererê” e é mais comum na região central do Brasil.

5. O chimarrão faz bem para a saúde?
Stefanuto (2010) encontrou resultados positivos em relação a redução de colesterol e o consumo de erva-mate. E encontrou efeito potencial antioxidante e hipolipemiante em indivíduos com dislipidemia.  Mas, não posso deixar de fazer referência a grande quantidade de câncer de esôfago associado ao consumo do chimarrão, mas isso não se deve diretamente a Erva-mate, mas sim, a temperatura da água acima de 75ºC. O consumo do chimarrão acima de 75ºC causa câncer de esôfago, então cuidado!

6. Dá para fumar erva-mate?
Olha, tive que sentar e pesquisar sobre o assunto, nunca tinha pensado nisso. Existem alguns resultados no google que indicam que sim, dá para fumar erva-mate. Mas, eu nunca vi. Se você está pensando em fumar erva-mate aconselho que busque mais informações. 

7. De que madeira é feita a cuia?
A cuia é feita do fruto de uma planta trepadeira conhecida como porongo (família das cucurbitácea). É por isso que cada cuia tem um formato único.

8. Você tem uma bolsa especial só para levar o chimarrão?
Sim, eu tenho uma bolsa que se chama “mateira” e ela é feita para levar o chimarrão. Na minha bolsa tem espaço para a térmica, a cuia, a bomba e a erva-mate.

9. Você toma o chimarrão sozinha?
Bom, isso depende. O chimarrão é um companheiro para a solidão, mas também é um companheiro para as famosas “rodas” de chimarrão. Nelas todos são iguais, todos dividem da mesma bebida e aproveitam para conversar.

10. Você toma chimarrão todos os dias?
Se eu pudesse aqui na Irlanda eu tomaria chimarrão todos os dias, mas como estou racionando a erva-mate, eu tomo algumas vezes durante a semana. Escolho de manhã para ajudar a começar o dia, geralmente levo ele comigo.

Cada vez que uma pessoa prepara um chimarrão ela está repetindo uma antiga tradição, ela está fazendo o papel que os antigos pajés faziam no passado. A pessoa que prepara o chimarrão é conhecida como “cevador” e ele compartilha o rito do passado com todos os seus iguais. Além disso, é uma forma de estar perto da família, na minha casa, por exemplo, nós sentamos toda a família junta para tomar o chimarrão. E quando se está longe, como aqui na Irlanda, sento e lembro deles, como um símbolo de companheirismo e saudades.E tento dividir o mate como no primeiro vídeo deste post.

Voam abraços,

Mayara Floss

See more:

La yerba mate – Eduardo Galeano (Spanish): http://lafabricadetextos.com/blog/wp-content/uploads/Eduardo-Galeano-La-yerba-mate.pdf
http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/especial-erva-mate/origens.phtml
Stefanuto, A. Efeito hipocolesterolêmico da erva-mate (Ilex paraguariensis), associada ou não ao aconselhamento nutricional, em indivíduos dislipidêmicos em uso ou não de estatinas. UFSC. Florianópolis p.116. 2010. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/94135/283023.pdf?sequence=1
Boaventura, B. C. B. AVALIAÇÃO DO EFEITO ANTIOXIDANTE DA ERVA MATE (Ilex paraguariensis) EM INDIVÍDUOS COM DISLIPIDEMIA. Centro de Ciências da Saúde, UFSC, Florianópolis, 2010.  106 p. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/94280/276388.pdf?sequence=1

-- English Version --

 Mate



"The symbol of peace, of harmony, of complete understanding - the mate! All those present drank the mate. I expected that each their own gourd and bombilla; but none of that! If that was the mate would lose all its mystical significance. Does the gourd of the mate as the tobacco. This goes nose to nose and mouth to mouth.

First sipped the old captain. After a young, decent brown - the name of the mulatto is not to write; then me then the "Spahi" after a half-breed Indian and finally a Portuguese, all in order. There is no pretense about it, no master and servant; is a kind of divine service, a pious Christian work, a moral communism, a truly noble brotherhood, spiritualized! All men become siblings, take all the the mate in common
!" 
- Roberto Ave-Lallemant (Journey through southern of Brazil, 1.º, 191. Rio de Janeiro, 1953).

These were the words of the German Roberto Ave-Lallemant   about "mate" or "chimarrão" when he visited the Rio Grande do Sul in March of 1858. Since I landed in Ireland several people ask me what is the mate, some find interesting and other people look with accusing face, "you're using drugs." In addition there are several other curiosities, for example: After you finish taking the mate you eating the erva-mate? So I decided to do a post about the "Chimarrão" or "Mate".

The "chimarrão" or "mate" is a traditional drink of southern of South America is made from a plant called "Erva-mate" or "Yerba mate" (in Spanish). The scientific name is Ilex paraguariensis. The scientific name was given in 1820 when the French August Saint-Hilaire identified the first yerba mate plant in Paraguay. But he acknowledged that should have called the plant of Ilex brasiliensis after discovering that the place had more mate was in Brazil. But before August in 1721 the ombudsman Rafael Pires Padinho who was in Curitiba noticed that the plant had a great export potential. In fact, years later yerba mate was the first export of Paraná. There's a song by a band from southern Brazil called "Engenheiros do Hawaii" the chorus is "Ilex paraguariensis":



The term "mate" comes from the family of indigenous languages ​​in South America the Quechua. And since 1000 BC there are the first signs of yerba mate ground with other objects in funerary offerings of pre-Columbian graves, mainly in Peru. Mate is a legacy of the indigenous culture of the Guarani tribes, Amerindian (Incas and Quechua) and also Caingangues. A cool interaction with the English language is that "mate" in English means "companion" which has a relationship with the meaning of mate in the Indian legends. Also they are described as the friend of loneliness on several songs from the south.



The yerba mate plant can reach up to 12 feet tall and is a family tree of aquifoliáceasand originating in the subtropical regions of South America The harvest was done between March and August. The branches were cut diagonally upwards, with machetes, sickles and shears. In the past the production of yerba mate was finalized in Barbaquás, a wooden structures where the production steps occurred like drying and grinding the dried branches.

Erva-mate plant

The mate is consumed mainly by southern Brazil (Paraná, Santa Catarina and Rio Grande do Sul), Paraguay, Argentina and Uruguay. In southern Brazil it is known as a symbol and fundamental part of gaucho culture. But today the Brazilian yerba mate is exported to many countries. The principals are Uruguay, Chile, United States, Argentina, United Arab Emirates, France, Bolivia, Japan and Belgium. This also caused the increase in price of mate in Brazil.


Free translation:
-Área original ocupada por índios tupi-guarani : Original area from tupi-guarani tribes
- Área natural da ocorrência da erva-mate: Natural ocorrency of erva-mate
- Missões ou reduções jesuíticas: Misiones jesuíticas o reducciones
Font: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/especial-erva-mate/origens.phtml



The legends about the creation of Yerba mate is lost in history, but I chose a legend that the author Eduardo Galeano wrote based on Indian legends about the creation of yerba mate.

The  Yerba-mate

Eduardo Galeano

"The moon longed to set foot on the earth
Wanted to taste the fruit and bathe in some river  
Thanks to the clouds, was able to go down
From the setting of the sun at dawn ...
The clouds covered the sky
for anyone noticing that was missing the moon.

It was a wonderful night on earth
The moon walked through the jungle of the upper Paraná
Met mysterious aromas and flavors
and swam in the river ...
An old farmer saved the moon twice
When the jaguar would crimp their teeth
in the neck of the moon,
The old slew the beast with his knife
and when the moon was hungry, he took the moon for your home:

We offer you our poverty
said the farmer's wife, and gave her some corn pone.

The next night, from heaven,
the moon appeared in the house of his friends
The old farmer had built his house
in a clearing in the jungle, far from the villages.

There he lived as an exile, with his wife and daughter.
The moon discovered that house
there was nothing to eat ...
For it had been the last corn pone.
Then the moon lit up the place with the best of your lights
and to the clouds to fall
around the house, a very special drizzle.

At dawn, on this earth had sprung
some unknown trees
Between the dark green leaves,
had appeared white flowers ...


And have never died the old farmer's daughter
She owns the yerba mate
and walk around the world offering it to other

The mate wakes the sleepers,
corrects the lazy
and makes simblings people who do not know ech other ... "


To prepare a mate you basically need yerba mate, the "bomba" or "bombilla" (the metal straw), the bottlegourd (container where will the herb and water) and hot water (without boiling). When the mate is made with cold water it is called tererê which can also be consumed with lemon juice.
How to make a mate

I'll explain why parties the origin of the items needed to prepare the mate. First the gourdbottle that originates from the bottlegourd (from cucurbit family). The bottlegourd is a creeping plant production and easy for production of bottlegourd it is sawed in half of to manufacture the bowl. Today, there already gourdbottles of porcelain, metal, glass. But still the most common is the gourdbottle bottle gourd. One interesting thing is that the bottlegourd is not ready for consumption immediately mate, first one must "curing" the gourdbottle, that is it prepares to make the mate. For it is leaving the mate and other teas inside the bowl for two or three days, ever changing the water.
Bottlegourd
bottlegourd
For sipping mate is used to "bomba", today the most common is metal. But in the past the natives consumed the mate of taquara bamboo like "bombas", the Tacuapi (Tacua: hollow taquara; api: smoothed). In the 17th and 18th centuries, craftsmen who worked with the Jesuits developed metal pumps, the idea was that the metal is prevented to transmit microbes.
Well, there with all the elements to make your mate. You start heating the water without boiling (usually people say that is when the kettle starts to make noise, but this varies from kettle to kettle and it is important that water does not pass 75 ° C. Because consumption above 75 º C can cause esophageal cancer because the water temperature). You put yerba mate up to 2/3 of the bottlegourd (this also varies for each person), you can use your hand or a trimmer to keep the yerba mate and "flip" the mate, then withdraws your hand or the trimmer carefully forming the "tuft" which is the layer of mate. The hole that is across the water is added gently, finally adds the bomba and first sip the bitter mate. Writing it seems very complicated, but from hand to hand as happened as a tradition gets easier. I found a video that illustrates:



There are some "rules" to take the mate (font):

  • According to tradition from the colonial era, the first mate is drunk by those who prepared to show that the mate was not poisoned. The second mate is the older person or someone who wants to to honor.
  • Use your right hand to receive or deliver the mate, otherwise apologize.
  • Drink up mate until "snoring" (the noise it makes when the gourdbottle is without water).
  • No thank when you receive the mate. Do this if you are satisfied and don't want more.
  • If necessary fix the bomba or the herb and water, who should do it is the person who prepared the mate.
One interesting thing is that the blog name in Portuguese is "De mala e cuia" and the idea was to make reference to the gourdbottle of mate with the world "cuia", but to make the translation into English was better the expression "By the bag and baggage."

The 10 most common questions or curiosities:


1. Is mate a drug?
The mate is not considered a drug. It has caffeine, minerals and B vitamins E, C and D. In addition, some research indicates that the mate helps in reducing bad cholesterol.

2. After you stop drinking do you eat yerba mate?
No, after the mate finish the yerba mate is generally placed in the trash, but  can also serve as natural fertilizer.

 3.Can you add sugar in  mate?
Although not very common, you can put sugar in the mate. This practice is common when children are learning to drink mate then is made the "sweet mate".

4. Can you have mate with cold water?
Yes, you can take mate with cold water, but then the name is "tererê" and is more common in the central region of Brazil.

5.Is mate  good for health?
Stefanuto (2010) found positive results regarding the reduction of cholesterol and consumption of yerba mate. And found potential antioxidant and lipid-lowering effect in subjects with dyslipidemia. But, I must refer to an association with esophageal cancer with the consumption of mate , but this is not due directly to yerba-mate, but rather with the temperature of the water above 75 º C. The consumption of mate above 75 ° C could cause esophageal cancer, so beware!

6. Is it possible to smoke yerba mate?
Look, I had to sit and search on the topic, I never thought of that. There are some google results indicate that yes, it is possible to smoke yerba mate. But I've never seen. If you plan on smoking yerba mate I advise you to seek more information.

7. Which wood is made the bottlegourd?
The the bottlegourd is made from the fruit of a vine known as bottlegourd (from cucurbit family). That's why each the bottlegourd has a unique format.

 8. Do you have a special bag just to get the mate?
Yes, I have a bag called "mateira" and it is made to take mate. My bag has space for the thermal, the gourdbottle, the "bomba" and the yerba mate.

9. Do you drink the mate alone?
Well, that depends. The mate is a companion to loneliness, but it is also a companion to the popular "wheel" of mate. Them all are equal, all share the same drink and take the opportunity to talk.

10. Do you drink the mate every day?
If I could I would take all day mate, but as I'm rationing the yerba mate. Yerba mate is not comom to find in Ireland. So I take a few times during the week. I choose the morning to help start the day.
 Each time that someone prepares a mate they is repeating an ancient tradition, the person doing the role that the ancient indigenous people did in the past. The person who prepares the mate is known as "cevador" and it shares the rite from the past with all  Moreover, it is a way to be near my family i, for example, we all sat together to take the family mate. And when you are away, as here in Ireland, I sit and remember them, as a symbol of friendship and longing

Flying hugs,

Mayara Floss

See more:

La yerba mate – Eduardo Galeano (Spanish): http://lafabricadetextos.com/blog/wp-content/uploads/Eduardo-Galeano-La-yerba-mate.pdf
http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/especial-erva-mate/origens.phtml
Stefanuto, A. Efeito hipocolesterolêmico da erva-mate (Ilex paraguariensis), associada ou não ao aconselhamento nutricional, em indivíduos dislipidêmicos em uso ou não de estatinas. UFSC. Florianópolis p.116. 2010. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/94135/283023.pdf?sequence=1
Boaventura, B. C. B. AVALIAÇÃO DO EFEITO ANTIOXIDANTE DA ERVA MATE (Ilex paraguariensis) EM INDIVÍDUOS COM DISLIPIDEMIA. Centro de Ciências da Saúde, UFSC, Florianópolis, 2010.  106 p. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/94280/276388.pdf?sequence=1

0 comments: