Monday, June 16, 2014

Galway (português)

Posted by Mayara Floss


Sim, já deveria ter escrito sobre a cidade que estou vivendo antes. A bela Galway que em irlandês é Gaillimh (pronuncia-se algo como Galhuf) fica na província de Connacht. É uma cidade rodada pela água. Aqui tem o Lough Corrib (Lough se fala Lóc e significa rio), o Corrib River (Rio Corrib) e a Galway Bay (Bahia de Galway). A Galway Bay já apareceu em várias músicas, uma delas "The Luck of the Irish" do John Lennon;

"If we could make chains with the morning dew
The world would be like Galway Bay
Let's walk over rainbows like leprechauns
The world would be one big Blarney stone"


Claro que toda essa água me encantou. Escrevi depois de aventurar descendo o Rio Corrib com o Kayak Club da National University of Ireland, Galway:

"Nem acreditei quando cheguei na beirada do córrego e vi o Corrib na minha frente. Dia de chuva e frio a temperatura da água estava por volta dos 4ºC, inverno, 2ºC um dia típico irlandês. Com a chuva o rio encheu e todos ficamos assustados quando começamos a remar rio abaixo. O segredo para o caiaque não virar é remar e a instrutora começou a gritar 'paddle' com muita vontade. A água batia pelo meu rosto e enquanto eu atravessava as pontes remava muito para não bater contra a estrutura. Se virasse deveria bater três vezes na lateral do caiaque e sair, mas meu cérebro nem cogitava virar, ia chegar até o fim. Passei remando através do Spanish Arch. O coração quase parando de bater. Um sorriso no rosto e até o frio irlandês esquentou".

Kayaking in the Corrib Riber

Corrib river (summer)
Fishing at Corrib River
Fico pensando que sai de uma cidade rodada pela água, da cidade do Rio Grande, no Rio Grande do Sul, e fui parar em outra cidade assim. É sina. Mas Galway não é apenas água. Vou falar apenas da cidade de Galway porque os Cliffs a e as Ilhas ficarão para outros momentos. Quem quiser pode ler o post sobre Connemara clicando aqui. Construída em 1124, Galway é conhecida como "Cidade das tribos" referindo a 14 famílias mercantes que dominavam a vida social, política e comercial de Galway. Logo que chega na região central tem a Eyre Square e os escudos das 14 famílias pendurados.

Fourteen tribes
Eyre Square
Falando em Eyre Square ela teve origem do "The Green Gate" que era o portão da cidade na época medieval. Em 1965 ela foi nomeada como John F. Kennedy Memorial Park em homenagem ao presidente Kennedy que veio visitar Galway em 29 de junho de 1963. A Eyre Square tem algumas peculiaridades como o símbolo da praça uma fonte em homenagem aos navegadores da cidade. 

Fountain depicting Galway Hookers in Eyre Square
Outra peculiaridade é uma "porta" que era a porta da casa da família Browne que ficava primeiramente na Abbeygate Street mas foi movida em 1905 para a Eyre Square. 

Browne door house
Saindo da Eyre Square podemos ir para a Catedral de St. Nicholas. A famosa catedral onde Cristóvão Colombo foi abençoado antes de descobrir a América, em 1477. Aliás, dizem as línguas de Galway que Cristóvão veio pesquisar as cartas de navegação do St. Brendan ou Bréanainn of Clonfert  (c. 484 – c. 577) conhecido como "navegador". St. Brendan ficou conhecido por fazer uma longa viagem pelo Atlântico noroeste que o teria levado a uma terra, geralmente descrita como uma ilha "fora do mundo conhecido" (que pode ser a América).

Além disso, os irlandeses contam que o Cristóvão Colombo adorou o cão irlandês da raça Wolfhound Irlandês. Gostou tanto que decidiu colocar um cão, conhecido por ser o maior do mundo, no seu navio. Bem, essa raça é muito agitada e parece que quando Cristóvão Colombo avistou a América o cão pulou na água e foi nadando até a terra, e acabou que o cão irlandês foi o primeiro "europeu" a pisar nas Américas. 

Irish Wolfhound: Fonte: http://www.dogbreedinfo.com/irishwolfhound.htm

Além disso a Catedral de St. Nicholas é cheia de outras histórias. Sua conclusão foi em 1320 (não se tem uma data certa para o começo da construção) e é maior igreja paroquial medieval na Irlanda em uso contínuo como um local de culto. Ela era uma igreja cristã mas quando Cromwell invadiu Galway ele destruiu todas as faces das imagens de anjos da igreja, exceto um que ficou com o rosto. Depois disso ela se tornou uma igreja protestante e segue assim até hoje.
St. Nicholas church
St. Nicholas church
The angel with face
 Seguindo a linha das igrejas, a outra grande igreja da cidade é a Catedral de Galway, contruída em 1965. A igreja mais recente da Europa feita de pedra. Como os irlandeses não gostam dos ingleses devido a guerra e a negativa da Inglaterra em ajudar a Irlanda na época da fome essa catedral tem um aspecto muito peculiar: tudo é feito com coisas Irlandesas. Eles se negaram a exportar qualquer item da Inglaterra. Outra coisa interessante é que antes a catedral era uma prisão. Ainda, se você tiver sorte pode escutar alguém ensaiando durante as tardes no órgão que tem na Catedral.

Galway Cathedral. Fonte: http://www.trekearth.com/gallery/Europe/Ireland/North/Galway/Galway/photo1148717.htm
Galway Cathedral. Fonte: http://www.galwayphotographssite.com/city/cathedral.html
Outro ponto turístico de Galway é o Spanish Arch construído em 1584 por William Martin onde o Rio Corrib desemboca no mar. O Spanish Arch era originalmente uma extensão da muralha da cidade como uma medida para proteger os cais da cidade. Ele foi parcialmente destruído depois do tsunami gerado pelo terremoto em Lisboa em 1755. Hoje, ele faz parte de uma região onde fica o Museu da cidade de Galway onde é possível acompanhar exposições e conhecer mais da história de Galway. 

Para quem está procurando um símbolo de amizade, lealdade e amor - as velhas ruas de Galway é onde originalmente surgiu o Claddagh Ring. Esses anéis são produzidos desde 1700 em Galway. As mãos no Claddagh Ring representam a amizade, o coração o amor e a coroa a lealdade. Pode ser usado entre amigos mas geralmente ele é utilizado em casamentos na Irlanda. 

Claddagh Ring. Fonte: Royalcladdagh
Old streets of Galway
Além disso, não poderia deixar de falar sobre charmosa shop street, o coração do comércio de Galway. Mas que tem um significado muito maior a noite. Galway é conhecida como a capital cultural da Irlanda. Aqui os grandes festivais acontecem inclusive em breve acontecerá o Galway International Arts Festival dos dias 14-27 de julho. Também aconteceu o Cúirt - International Festival of Literature (o qual escrevi uma postagem, clique aqui). 

The Shop Street
Galway tem mais de 100 pubs na cidade. Sim, para uma população de cerca de 70.000 mil habitantes, 100 pubs é bastante (não estamos contando os pubs no interior de Galway). Aqui é possível encontrar de tudo um pouco, desde rock até a tradicional música Irlandesa. Já escrevi sobre alguns pubs: The Crane, The Kings Head, Taaffes , The Roisin Dubh e The Carrol's. Mas vale a pena pesquisar bem e escolher bem os pubs para ir caso tenha pouco tempo aqui, quem quiser música tradicional deve ir no The Crane, e uma música irlandesa mais popular pode escolher o Taaffes ou ainda o clássico pub do rock aqui o The Kings Head. 

Algumas informações que estão aqui eu aprendi com no Free Walking Tour em Galway o qual vale a pena para quem quer conhecer um "resumo" da cidade em 2hs.Como trilha sonora fica um grupo que faz busking nos finais de semana em Galway na Shop Street o Cozy Cartel cantando a música Wagon Wheel.


Fica aqui um pedaço das ruas e da história de Galway. Um pedaço do que caminho que cruzo praticamente todos os meus dias irlandeses. Existem muitos lugares para descobrir aqui, e muitos outros que ainda não escrevi.

See more:
Galway tourism: http://www.galwaytourism.ie/
Kayak Club: http://nuigkc.com/
St. Nicholas Church: http://www.stnicholas.ie/
Galway City Museum: http://www.galwaycitymuseum.ie/
Free walking tour Galway: http://www.galwaypubcrawl.ie/galway-tour.html
Galway city pub guide: http://www.galwaycitypubguide.com
Galway Arts Festival: http://www.giaf.ie/
Cúirt: http://www.cuirt.ie/en

0 comments: