Saturday, March 01, 2014

Dia duit

Posted by Mayara Floss

    Hoje eu aprendi com a minha Host Family algumas palavras em “Gaeilge” ou seja gaélico a língua irlandesa. Aprendi a cumprimentar e é algo muito bonito, você cumprimenta a pessoa abençoando-a, você fala “Dia duit” que é como um “Olá” mas significa “Deus esteja com você” e a pessoa responde abençoando a outra “Dia is muire duit” que significa “Deus e Maria estejam com você”.

Corrib River.

    Decidi esta manhã que vou escrever o blog em português e em inglês para que as pessoas daqui possam conhecer também as experiências do Intercâmbio do Ciência Sem Fronteiras e um pouco do Brasil.

    O dia foi muito peculiar e bem a Irlanda é apaixonante, o povo aqui é realmente acolhedor como a brasileira que vai morar comigo na Host Family falou “se você está quieto na Irlanda, as pessoas vão perguntar se você está bem”. Pela manhã eu acordei cedo, conforme combinado com o Rafael, mas ele continuou dormindo por mais algumas horas enquanto eu levantei. Por um lado foi para organizar as ideias, escrever, colocar algumas coisas no seu lugar. 

    Levantei cedo e escutei as americanas que eu conheci ontem (e parece ontem já faz “muito tempo”) tocando violão. E fui conhecer sobre a música delas, tocamos algumas coisas e bem, o Rafael acordou. E elas viram que estávamos “perdidos” e decidiram foram com nós para o centro apresentar Galway para nós.

     Eu tirei várias fotos, o dia foi cinza, mas muito bonito. Eu tentei “captar” com a câmera um pouco de uma feira que existe no centro (o álbum de hoje está disponível aqui). As americanas adoram Donuts e eu e o Rafael dividimos um Donut com canela, foi o primeiro Donut da nossa vida. Fomos até a Penney’s uma loja de departamento daqui e tem muita coisa, muita informação e é difícil acertar os tamanhos das roupas, eu tinha pouco tempo porque a minha Host Mom ia me buscar na Corrib Village as 14hs. Então comprei o que precisava para os primeiros dias, como pijama longo.

Corrib de manhã

A man with banjo

Banjo

Um instrumento desconhecido, tentarei descobrir o nome
Feira

The man who make donuts

Tricô

Corrib river
The way to the downtown
As expressões do tricô

Rafael pensando "tanto faz" esses Donuts

Eu até que gostei dos Donuts, lembram os "sonhos" brasileiros (mas sem doce de leite)
    Encontrei a host Mom em Corrib Village e ela foi muito atenciosa, uma pessoa fantástica. Falou que a casa dela era como a minha casa e que ela sabia que eu estava distante de casa e que ela ia fazer o possível para que os meus dias em Galway não fossem ruins. Eles são adoráveis, o host father tem bastante sotaque, mas eu quero aprender algo sobre o Gaélico, então está tudo bem. A minha Host Sister faz muitos esportes e é muito querida. Eu me senti muito acolhida aqui.

    Tão acolhida que a Host Mom me levou para o mercado para eu escolher a comida vegetariana que eu gostasse mais. E bem aqui na Europa eu já sabia que tinha várias opções, mas além de ter muitas opções elas são muito baratas comparadas ao Brasil. Claro que o produto que me chamou a atenção foi a linha da Lisa McCartney a esposa do Paul McCartney, então  comprei Sausages (linguiça) sem carne.

 

Aqui já está tarde e assim que puder escrevo mais. Deixo para trilha sonora do dia uma banda Irlandesa "The Saw Doctors".

"When a man walks out of his house one day
Looks up to a big blue sky
Thinks about his past
And looks to the future
And then the answer sparkles in his eye (...)"



Voam abraços,
Mayara

0 comments: